_Bom, nosso assunto de hoje é para os amantes de roupas de couro, e que nem sempre sabem ter o devido cuidado. Tem muitas pessoas que desconhecem os cuidados principais que devem ter com sua peça de couro. Eu como sou uma especialista e profissional da área, trabalho com couro há mais de 25 anos, sei muito bem do que estou falando..
Já vi publicações em blogs e sites que são completamente equivocados ao ensinar ou dar dicas de como se cuida de um vestuário de couro. _Também já consertei e salvei várias peças de clientes que chegam com suas roupas danificadas com vários problemas, então resolvi publicar esta matéria para ajudar e ensinar aos meus caros leitores, um pouco do que sei e dos tipos de acidentes que ocorrem com as peças ao qual sempre atendo os clientes em meu stúdio...
10 dicas de cuidados básicos que você precisa ter com sua Jaqueta de couro. Ou como cuidar de qualquer peça de couro!
1_ Nunca colocar sua roupa de couro numa máquina de lavar. Ao invés disso, leve-a para lavar a seco. Ou o mais indicado é levar um profissional que trabalha com ajustes e consertos do couro, para limpar hidratar e matar o mofo, e retirar o forro para lavar se caso estiver suado. Ou restaurar a pintura, em casos de arranhões ou ralados por um tombo ou outro.
2_Nunca lavar sua Jaqueta de couro. A água e o sabão endurece e encolhe o couro. Nunca colocar sua jaqueta de couro em uma secadora. Ao invés disso, quando ela molhar ou tomar chuva, coloque-a num cabide e secar na sombra.
3_Nunca colocar a jaqueta de couro num tanque para lavar e esfregar nem com as mãos ou com qualquer escova.
4_ Quando seu marido pegar a estrada com chuva... ou se você pegar uma chuva com sua roupa de couro... Nunca colocar no sol diretamente para secar. Ao invés disso coloque-a num cabide e pendure numa área ou varanda coberta por 24 horas num dia de sol, se for inverno deixe por 3 dias no mínimo.
5_Nunca guardar sua Jaqueta ou qualquer roupa de couro em sacos plásticos. Ao invés disso sempre guarda-la em um cabide e por num guarda roupa com entrada de ar. Se você morar em casa com muita umidade e sem ventilação de ar, pendure-a sempre num lugar da casa que for mais arejado ou num cabideiro aberto.
6_ Nunca passar nenhum tipo de cremes ou óleos corporais que são próprios para pele humana. Nem óleos de amêndoas, e vaselina.
Ao invés disso. Recomendo usar um óleo de origem animal, e o mais indicado para quem quer hidratar em casa é usar cremes hidratantes próprios para couro em caso de ressecamento ou de conservação. Recomendo o Amy Hydra. Ou leve ao um profissional apropriado e especialista em couro.
7_Muito cuidado com produtos que se colocam em armários contra traças e insetos, existem alguns produtos com um tipo de liquido que acabam por derramar nas peças de couro, e causa um dano irreparável a elas. Pode destruí-la completamente. Dependendo em quantas partes de sua peça este líquido atingir, Chegaram peças pra eu reparar que tive que substituir quase metade de uma jaqueta. Muito cuidado gente com alguns tipos de produtos. (Em uma outra matéria eu vou descobrir pra vocês o produto que estou falando, vou fazer uma matéria com isto em breve) Porque foram vários casos que tive que consertar aqui.
8_Nunca usar nenhum produto abrasivo como qualquer coisa com alcool, Produtos com silicone e outros. ou hidratante corporal.
9_Nunca usar vinagres para matar o mofo, como já vi várias dicas em blogs por ai. existem produtos específicos em lojas de artefatos de couro. E também produtos de origem animal para hidratas. Caso não tenha tempo de fazer, ou não queira fazer, não entregue na mão de pessoas despreparadas ou qualquer funcionário de sua residência para fazer. Muito cuidado! Ao invés disso; leve-a para um profissional especializado fazer este cuidados.
_A hidratação deve ser feita de 6 em 6 meses.
10_Nunca passar sua roupa a ferro quente diretamente no couro. Se você não sabia, fique sabendo que o couro quando está muito amassado podemos passa-lo, Mas isto somente pode ser feito com um tecido de algodão por cima. Coloque a sua peça de couro na tábua de passar, ajeite ela para ficar reta sem dobras, com um pedaço de tecido de algodão 100% com 50,cm X 50,cm de preferência e debruce ele por cima do couro e passe com o ferro em uma temperatura média ou por um pouco mais, cuidado para não colocar muito forte, pois pode alterar a cor do couro ou eruga-lo ou até mesmo queima-lo. Caso não se sinta seguro de fazer isto, Leve-o a um profissional especialista em roupas de couro.
Dica exclusiva para o leitores :_ O couro é uma pele genuína de animal, Algumas lojas vendem gatos por lebre. Não existe essa história de couro sintético isso definitivamente não existe, Couro é Couro!. _Quando uma peça não é couro, ela é chamado de korino ou material sintético. Não existe também couro ecológico. Couro é animal e não ecológico, combinado!. O nome é Material sintético ecologicamente correto. Ou napa ecológica.. Não deixe que as lojas com vendedores despreparados te enganem que estão te vendendo uma peça de sintético no lugar de couro! A diferença está no preço. se for muito barato não é couro. Outro coisa; peça ao vendedor pra olhar a etiqueta, nela tem que estar escrito (100% Couro animal,) ou (genuíne leather). Desconfiem do preço muito baixo sempre, já que você ainda não conhece bem!
Espero que tenham gostado das minhas dicas da Nice para cuidar com carinho do seu couro!
E lembre-se, "Couro é Ouro com C na frente. Couro não se joga fora!"
Beijo a todos e até outra próxima matéria..
Qualquer pergunta ou quem quiser saber mais sobre o assunto; podem deixar comentários, ou enviar e-mail para: (nice.arte.couro@gmail.com)